Construtora Zagonel doa 870 m² de piso porcelanato para o HBB e inspira outras doações

A Construtora Zagonel sempre esteve atenta às necessidades sociais em todas as cidades onde possui imóveis e outros empreendimentos. E não é diferente em Lajeado. Nesta terça-feira, o fundador da empresa, José Zagonel, participou presencialmente do ato de entrega de 870 metros quadrados de piso porcelanato classe A para o Hospital Bruno Born (HBB). A doação também é um agradecimento pelo atendimento médico prestado ao empresário em 2020. Ele ficou 15 dias entubado na Unidade de Tratamento Intensivo (HBB), lutando contra a covid-19. “Fazer o bem sempre é maravilhoso. E também é uma forma de gratidão”, resume o empresário.

O material será utilizado na reforma do Setor de Emergência da instituição (o popular “Pronto-Socorro”), uma unidade que atende milhares de pacientes por ano em situação extremamente grave, oriundos de todo o Vale do Taquari, e que há muito tempo não passava por uma reformulação ou reforma. As obras neste setor tiveram início em novembro de 2020 e têm o objetivo de facilitar o fluxo interno e a organização e controle dos médicos, pacientes e familiares.

Diretor Executivo do HBB, Cristiano Dickel agradece a parceria e reforça a importância do apoio da comunidade na manutenção do principal hospital do Vale do Taquari, que é filantrópico e atende centenas de municípios gaúchos. Neste momento de pandemia, por exemplo, a casa de saúde tem investido alto na ampliação do número de leitos de UTI. Recentemente, também, o HBB foi destaque na revista Newsweek, a segunda maior dos Estados Unidos, e que destacou uma pesquisa global com os melhores hospitais do planeta. O HBB aparece na 95º posição no Brasil.

O representante do HBB observa que ações como estas, além de auxiliar na melhoria dos serviços prestados, também servem para “revigorar” o ânimo dos médicos, enfermeiros, técnicos e demais colaboradores. “Nós trabalhamos diariamente por nossa comunidade, e é sempre muito bom contar com o apoio dela para melhorarmos nossas condições de atendimento”, diz ele. Sobre o Setor de Emergência, ele informa que serão montados oito novos leitos de UTI naquele espaço. “Vamos garantir mais qualidade para todos. Com novos acessos e estacionamentos para ambulâncias, além de um pequeno bloco cirúrgico”, explica.

Por fim, Dickel enaltece a corrente de doações que se formou após o gesto de José Zagonel. Conforme matéria divulgada pelo HBB, o proprietário da empresa Obra Materiais de Construção, também com sede em Lajeado, anunciou a doação de sete toneladas de cimento-cola para o hospital. Nicanor Constantin diz que se sensibilizou com a doação feita pela Construtora Zagonel e também resolveu ajudar. “Buscamos então a parceria da Weber Quartzolit e conseguimos disponibilizar esta grande quantidade de argamassa para o assentamento do porcelanato”, explica.

A luta contra a covid-19

Em setembro do ano passado, José Zagonel passou 15 dias entubado na UTI do HBB em tratamento da covid-19. Ele relata que foi uma experiência muito difícil e, embora não tenha muitas recordações do pior momento dentro da casa de saúde, ele é taxativo ao lembrar do excelente atendimento prestado pela equipe de médicos e demais profissionais. O empresário também faz questão de reforçar a importância da instituição para todo o Vale do Taquari. “Se o nosso hospital está forte para conseguir lutar contra essa pandemia, é graças a esta nossa cultura solidária. Somos uma sociedade muito solidária e não podemos ficar de fora desta luta. Precisamos ajudar”, finaliza.

 

Texto: Agência Lente M

Compartilhe: