Construtora Zagonel doa móveis à Saidan confeccionados por apenados do Presídio de Lajeado

Para além de um significado meramente econômico, uma empresa alcança maior relevância quando também participa ativamente de todas as dimensões da comunidade onde está inserida. Essa chamada “responsabilidade social” é uma das premissas da Construtora Zagonel que, por meio de uma comissão permanente, realizou, na manhã desta quarta-feira (14), o repasse de cinco mesas e 20 cadeiras à Saidan Associação Assistencial de Lajeado. A iniciativa contou com a parceria do Presídio Estadual de Lajeado, onde a mão de obra de dois apenados transformou os materiais doados pela empresa, como chapas, pregos e tintas, nos itens oferecidos à entidade. Os acolhidos pela instituição também foram beneficiados com kits individuais contendo materiais escolares.

Rosana Christ Zagonel, coordenadora do Serviço de Acolhimento Institucional da Saidan, enalteceu o significado da doação para quem frequenta o lugar, especialmente porque permite que os poucos recursos disponíveis sejam direcionados a outras demandas. “Para nós, qualquer contribuição é sempre bem-vinda. Tanto de um grão de feijão quanto um automóvel, tudo é igual para a gente e nos deixa muito felizes”, descreveu. Segundo ela, as mesas e cadeiras serão distribuídas nos quartos para que as crianças tenham onde realizar as tarefas escolares.

Também presente na entrega, o agente penitenciário e diretor do Presídio Estadual de Lajeado, Ricardo Tessmann, lembrou que a instituição já tem a cultura de incluir os apenados em serviços que possam auxiliar a comunidade e que a estrutura e a mão de obra estão sempre à disposição de empresas e entidades que necessitam de ajuda. “A gente busca continuamente desenvolver esse tipo de atividade. Elas são de extrema importância para nós como instituição e para os apenados, pois é uma forma de resgatar o sentimento de dignidade humana e de participação na sociedade”, considerou.

Para a auxiliar administrativa da Construtora, Monalise Bennemann, iniciativas como essas são uma forma de fazer algo pelos demais, sendo na empresa uma prática vivenciada por todos os funcionários, muito por influência do diretor José Zagonel, que, na condição de pessoa física, é engajado com diversas campanhas e entidades. “Isso já está embutido em nós e sempre que tivermos a oportunidade e pudermos ajudar a quem precisa, estaremos lá”, afirmou. De acordo com ela, a comissão de ações sociais da Construtora Zagonel realiza uma série de contribuições durante o ano, desde aquelas previamente agendadas como as que envolvem demandas mais emergenciais. Entre as realizadas em 2022, Monalise cita a doação de agasalhos, o auxílio às vítimas do temporal em Santa Cruz do Sul e o repasse de materiais para que os apenados do presídio de Arroio do Meio construíssem casinhas de cachorros, as quais, posteriormente, foram entregues a entidades de proteção aos animais.
Auxílio à Saidan

A Saidan hoje atende a 12 crianças e adolescentes entre 0 e 18 anos consideradas em situação de vulnerabilidade social por orfandade, maus tratos, violência doméstica ou sexual. As receitas são oriundas da Prefeitura de Lajeado ou por meio de doações da comunidade e de programas municipais, estaduais e federais. Os interessados em auxiliar a instituição podem tornar-se associados, contribuindo com um valor mínimo de R$ 25,00. Doações ou outros repasses podem ser tratados com a entidade pelo fone 3714-1119 ou 99742.9303.

Texto: Simone Rockenbach Comunicação Empresarial

Compartilhe: