Construtora Zagonel passa por auditoria interna para manutenção de certificados de qualidade

Pioneira na obtenção de certificações de qualidade na região, a Construtora Zagonel recebe durante o mês de fevereiro a auditoria interna referente às normas ISO 9001:2015 e Regimento SiAC (Sistema de Avaliação de Conformidade de Empresas de Serviços e Obras na Construção Civil). Responsável por dar suporte ao sistema de gestão e aos processos, proporcionar a evolução nos métodos e procedimentos de trabalho, além de garantir a qualidade, excelência e foco na melhoria contínua da construtora, o processo será aplicado em todas as áreas da empresa, desde a sede até as obras em andamento.  Atualmente os empreendimentos One (Lajeado), Aire (Gramado), Neo e Urban (Santa Cruz do Sul) estão dentro do escopo dessa certificação.

De acordo com a coordenadora de Qualidade, Daiane C. dos Santos, a auditoria interna é uma etapa obrigatória para a manutenção do sistema de gestão da qualidade, pois através dele se evidencia a conformidade dos requisitos das normas que estão aplicados em toda a organização. “Em auditoria avalia-se através de evidências objetivas como está o funcionamento dos padrões implantados, desde a homologação e controle de fornecedores, passando pela contratação de pessoas e dando ênfase à correta realização de cada serviço nas obras”, explica. Segundo ela, isso exige uma série de controles, como calibração de equipamentos e métodos tecnológicos utilizados na produção; verificação nos processos antecessores, como projetos e vendas, e assistência técnica na pós entrega.

Daiane ressalta a importância e o diferencial de ter a certificação SiAC, por ser específica para melhoria contínua da qualidade no setor da Construção Civil e devido a sua abrangência, que vai desde o contexto no qual a construtora está inserida, como o entendimento de questões legais, tecnológicas, de mercado em nível internacional, nacional e regional, até questões internas como valores, cultura, conhecimento e desempenho. As normas também trazem orientações para um entendimento mais profundo e contínuo sobre as necessidades das partes interessadas no negócio, em especial aos clientes, colaboradores internos, comunidade e a todos os envolvidos direta e indiretamente.

Finalidade

A coordenadora esclarece que a finalidade da auditoria interna é evidenciar a conformidade da aplicação dos requisitos das normas e apurar aspectos a serem corrigidos ou melhorados nos processos, a fim de manter o sistema ativo e preparado para as auditorias externas que contemplam com os certificados. “As auditorias internas promovem momentos de avaliação, mas também de troca e comunicação entre as pessoas, disseminação da política e valores da construtora que foca em segurança e valorização dos funcionários, qualidade dos produtos e atendimento as necessidades dos clientes, cumprimento de prazos, melhoria contínua e evolução tecnológica”, afirma.

Além do processo interno, está agendada para maio uma auditoria externa no sistema de gestão da qualidade da organização e uma sobre a ISO 9001:2015, com escopo em projeto, incorporação imobiliária, execução de obras e venda de imóveis, além do Referencial Normativo nível A do SiAC 2021 para especialidade Técnica Execução de Obras.

Texto: Simone Rockenbach Comunicação Empresarial

 

Compartilhe: