Cumplicidade e respeito para erguer e construir sonhos
Cumplicidade é sinônimo de companheirismo, coleguismo, camaradagem, intimidade, compadrio e solidariedade. São características e qualidades que garantem o sucesso dos grandes empreendimentos, e que também definem a amizade entre dois antigos colaboradores da Construtora Zagonel: Manuel Duarte e Carlos André Nunes. Juntos, eles somam mais de 40 anos de bons serviços prestados à empresa.
A amizade iniciou antes mesmo do ingresso de ambos na Construtora Zagonel. Eles são amigos de longa data. Manuel nasceu no dia 4 de abril de 1963, em Passo Fundo. Peregrinou pelo Estado do Paraná, morou na cidade gaúcha de Rio Grande, e desembarcou em Lajeado na década de 80. Neste meio tempo, ele conheceu Carlos, um lajeadense nascido em setembro de 1971, e que trabalhava na empresa de pedras preciosas do seu concunhado.
Em 1980, Manuel iniciou os trabalhos na construção civil. “Eu tinha 27 anos de idade. Iniciei como “apontador” em uma empresa pequena, e nas horas vagas eu aprendi a sentar piso e outras tantas funções. Em 1992, eu fui indicado para trabalhar na Construtora Zagonel”, orgulha-se. Anos depois, e diante do baixo movimento na empresa de pedras preciosas, Carlos pediu ajuda. E Manuel o indicou para o empresário José Zagonel, o fundador da construtora.
“Seu” José contratou Carlos de bate-pronto. E ele não iria se arrepender. Mas o início foi um tanto complicado. Carlos tem uma característica especial: ele é surdo e mudo, e se comunica por meio de sinais. “Os primeiros dias foram difíceis”, relembra Manuel. “Ele ficava muito impaciente com a dificuldade de comunicação com os colegas. Ele não entendia os outros, e os outros não o entendiam”, recorda o amigo.
Para Manuel, a dificuldade estava vinculada à falta de contato social. “Antes de ingressar na construtora, ele não tinha contato com muitas pessoas. Com o passar do tempo, o pessoal foi entendendo melhor as formas de comunicação. E ele também. Hoje está calmo e compreende tudo. No início, trabalhávamos mais próximos. E ele ficava chateado quando ficávamos separados. Hoje ele se vira bem”, garante Manuel, sob o olhar de admiração de Carlos.
Ambos moram em Lajeado. Manuel, pai de um casal de filhos, vive com a esposa no bairro Conservas. Carlos é solteiro, e mora com a irmã no bairro Jardim do Cedro. Os amigos também costumam se encontrar fora do serviço. A empatia entre os dois é contagiante, e o resultado dessa sinergia acaba refletindo na qualidade dos produtos entregues pela Construtora Zagonel. “Eu não sei a Língua Brasileira de Sinais (Libras), mas aprendi muito com ele. E nossos colegas sempre respeitaram e trataram bem o Carlos. Afinal, ele é o “xodó” da obra”.
Texto: Agência Lente M