“Eu sou muito apaixonada pela Zagonel”
O ditado popular “O bom filho a casa torna” pode muito bem ser usado para descrever a trajetória profissional de Daniela Buffon (28). Isso porque há quatro anos ela atua como Analista de Marketing na Construtora Zagonel, mas essa não é sua primeira passagem pela empresa. Nascida em Arroio do Meio, ela se mudou com a família para Lajeado quando ainda era adolescente, onde concluiu o ensino médio e, após uma passagem por um escritório de contabilidade, ingressou em 2012 no curso de Publicidade e Propaganda da Univates, sendo a Zagonel sua primeira experiência na área da Comunicação.
Mas esse início não foi fácil. Os empregadores buscavam profissionais com experiência e, depois de algumas portas fechadas, enfim veio a oportunidade que queria: a vaga de estágio na Construtora. “Eu me lembro até hoje que estava na parada de ônibus e, quando me ligaram do RH, eu logo liguei para minha mãe toda feliz. Foi muito marcante porque eu queria muito”. Assim Daniela iniciou sua caminhada que durou dois anos na empresa, período em que participou de muitos projetos, alguns dos quais ainda estão em prática. Ao fim do estágio, a jovem desejava ampliar sua atuação e conhecimento, passando a trabalhar na Mero, agência de publicidade onde teve a vivência de atendimento a uma série de clientes de diferentes segmentos. Passados quatro ano ali, ela resolveu estudar inglês e morar no exterior, permanecendo por sete meses na Irlanda.
Ao regressar para o Brasil, mais madura e consciente de suas preferências, Daniela buscou a reinserção na área empresarial, mas acabou voltando ao ambiente de agência. Até que, em 2019, recebeu a proposta para voltar à Construtora Zagonel, desta vez com uma função mais estratégica, assumindo o marketing on e offline, com produção de materiais gráficos, monitoramento de redes sociais, organização de eventos e gerenciamento da jornada do consumidor, entre outros.
E essa experiência do cliente é justamente o que ela considera mais importante e também o mais interessante em seu trabalho. Tanto que ela está cursando uma pós-graduação na PUC de User Experince (Experiência do Usuário) e seguidamente realiza treinamentos voltados ao atendimento. “A ideia é aplicar todas os aprendizados aqui na empresa. Eu gosto de estar nesse networking, aprendendo coisas novas e diferentes. Acho que é muito importante a gente não estagnar”, avalia. Ao falar sobre a preocupação em garantir a satisfação do consumidor, ela explica: “Busco caminhar de acordo com os valores da empresa. Eu prezo muito por isso. Um imóvel é um bem de valor agregado muito grande, tanto para um morador quanto para um investidor, e comprar algo assim é um momento marcante, que não se faz todo mês. Acredito que o cliente satisfeito é a melhor fonte de propaganda que a gente pode ter”.
E toda essa dedicação à empresa também ocorre em casa, junto a sua família: “Há um ano e quatro meses, fora daqui, eu sou mãe da Giovana. As minhas horas são basicamente com ela. Isso se tornou meu lazer preferido”. Os cuidados com a pequena são compartilhados com o esposo Luís Renato Brito de Azambuja Junior, tatuador no estúdio Mario e Chunho, o qual ela conheceu enquanto fazia uma de suas muitas tatuagens. “A maternidade é trabalhosa, mas gratificante. Digo pra todo mundo “sejam mães””, aconselha.
Mas essa não é sua única família. Para Daniela, a Construtora é uma segunda casa, especialmente pelas relações construídas e pelo ambiente proporcionado. “Eu sou muito apaixonada pela Zagonel. Passo aqui a maior parte do meu dia e me esforço muito para que a empresa goste do meu trabalho. É uma via de mão dupla: tudo que eles dão pra mim, eu quero conseguir retribuir pra eles”, revela.
Quanto ao futuro, ela considera que, apesar de a Zagonel já ter completado 46 anos, sempre há pontos a melhor, principalmente porque o mercado muda constantemente: “O nosso objetivo é sempre entregar o melhor para nossos clientes. É crescer com qualidade, atendendo bem, entregando bons imóveis e deixando as pessoas felizes”. Já sobre sua trajetória na empresa, a “Dani” enaltece o quanto aprendeu na primeira passagem e o quanto ficou feliz por retornar, lembrando outro ditado popular que fala sobre a importância de deixa uma boa impressão por onde se passa. “Quando você trabalha numa empresa que gosta, onde é valorizado e se sente bem, mesmo que por algum motivo resolva sair, deixe a porta aberta. Porque nunca sabe se não vai acabar voltando”.
Texto: Simone Rockenbach Comunicação Empresarial