“Não há espaço para agir errado no mercado imobiliário de Gramado”

O quadro Papo Café desta semana é com Cláudio Vettorazzi, um dos principais corretores da Imobiliária Auxiliadora Predial de Gramado. Aos 37 anos, o gramadense nasceu e viveu até o fim da adolescência no bairro Piratini, a mesma localidade escolhida pela Construtora Zagonel para o seu mais novo empreendimento na cidade mais turística do Rio Grande do Sul, o Residencial Aire Gramado.

Vettorazi morou até os 17 anos no bairro Piratini. Após o período, foi morar com amigos e, aos 18 anos de idade, começou no primeiro emprego, em uma fábrica de móveis da região serrana do estado. “Também trabalhei em supermercado, fábrica de ferramentas gerais, loja de eletrodomésticos, até que em meados de 2007 eu tive a primeira experiência no mercado imobiliário, na empresa Lar da Serra, como office boy.”

À época, o serviço diário não dispunha de tanta tecnologia. “O agenciamento era de porta em porta, no olho no olho. E isso me ajudou a conhecer muitas pessoas. Comecei a entender como funcionava o dia a dia, observando os colegas e corretores. Eu me identifiquei com aquela adrenalina da negociação. A corretagem é como uma ‘cachaça’, no bom sentido”, brinca.

Apesar do gosto pela corretagem, Cláudio, se afastou momentaneamente da profissão. “Fiquei uns anos afastados, me questionando se iria dar certo ou não. Neste período, trabalhei um ano em uma loja de eletrodoméstico. Até que, certo dia, um grande amigo meu, que é um espelho como profissional e como pessoa, foi comprar um micro-ondas naquela loja. Batemos um papo e ele perguntou se eu estava feliz, gostando do meu serviço. Foi quando eu percebi que ainda tinha a corretagem no sangue”, relembra.

Ele ingressou na Auxiliadora Predial de Gramado em março de 2012, e faz questão de enaltecer o auxílio dos colegas. “Eu sempre fui muito iluminado com bons colegas e gestores. Isso me motiva muito. Tive uma acolhida muito legal. Além de grandes profissionais, meus colegas são excelentes pessoas. É um ramo desafiador, difícil, mas quando tens boas pessoas ao seu lado, para lhe apoiar, e que são amigos de verdade, isso não tem preço que pague.”

Sobre as vendas, ele alerta para a necessidade de fortalecer a credibilidade da empresa. “O mercado é pequeno. Não há espaço para agir errado no mercado imobiliário de Gramado”, avisa. Já a respeito dos clientes, ele salienta que todas as vendas efetivadas possuem um gosto especial. “Todas as negociações possuem uma história. Por vezes, são pessoas com dinheiro contado para aquela aquisição, e isso nos dá um compromisso ainda maior. E as vendas para as pessoas que vão morar no local, e viver na minha cidade, também tem um gosto especial”, ressalta.

Vettorazi salienta que a maioria dos clientes da Auxiliadora Predial adquire um imóvel para uso esporádico, ou para investimento por meio de locação por temporada. “São pessoas que muitas vezes estão comprando o terceiro ou quarto imóvel. Estão com o dinheiro parado, e nosso trabalho é convencê-lo a investir em Gramado. Hoje, cerca de 80% dos clientes são pessoas que não estão pensando em morar na cidade. São pessoas de todo o Brasil, mas o gaúcho ainda é nosso público alvo.”

Vettorazi comenta sobre as preferências dos clientes. “A maioria busca imóveis de um ou dois dormitórios, ou o avulso pronto e mobiliado. Por outro lado, tem aumentado muito a venda de imóveis na planta. E o Residencial Aire Gramado é um exemplo. O custo é menor e a valorização é rápida”, comenta. Ainda sobre o Aire, o corretor observa para a localização do empreendimento. “O centro está saturado, e o empreendimento fica a 1,2 km da Rua Coberta, em um bairro muito bonito, arborizado, e que evoluiu muito nos últimos 10 anos.”

Por fim, ele reforça as vantagens de apostar no Aire como um local para morar ou mesmo investir em Gramado. “Eu conheço a Construtora Zagonel há muito tempo. São obras excelentes, com alto padrão de acabamento. É um projeto bonito, com boa infraestrutura e com excelente preço e condição de pagamento. A empresa aliou diversos fatores que beneficiam o cliente. O empreendimento possui um conceito muito interessante, e com boa valorização”, finaliza.

 

Texto: Agência Lente M

Compartilhe: