“No primeiro dia na empresa, eu almocei na casa do patrão”

O nosso Mestre de Obras Ênio Aloísio Schossler é um apaixonado pelo trabalho. Nascido em Lajeado, mais precisamente na região do bairro Carneiros, em seis de março de 1964, ele aprendeu muito cedo a valorizar o trabalho. Os pais eram agricultores. E a principal lembrança de sua infância é a roça e a enxada. “Eu trabalhei na roça desde muito cedo. Eu precisava ajudar meus pais. Plantávamos de tudo. Trigo, mandioca, milho e soja. E também cuidávamos da criação de animais. Tinha de tudo. Porco, vaca e galinha”, relembra.

Eram sete irmãos vivendo sob o mesmo telhado. Seis homens, incluindo Ênio, e uma mulher. Hoje, infelizmente, dois irmãos já faleceram. Mas ele relembra com carinho o tempo de infância ao lado da família. Juntos, os irmãos estudavam na escola Vitus André Mörchbächer, no agora bairro Universitário, muito próxima à histórica Ponte de Ferro, que divide os municípios gaúchos de Lajeado e Arroio do Meio. “Era um período muito legal. Eu gostava muito de ir para a escola e brincar com os colegas. Mas o resto do tempo era todo na roça”, reforça.

Passados alguns anos, os pais venderam a antiga casa localizada no bairro Carneiros. A família foi morar em Olarias. Ênio, agora aos 13 anos de idade, e mais distante da área rural, precisou buscar uma nova profissão. “Eu tinha um vizinho que estava construindo um galpão. Era uma empresa de esquadrias. Aquele foi meu primeiro trabalho como servente de pedreiro. Eu já estava quase completando 14 anos de idade. E depois daquele dia, eu nunca mais saí do canteiro de obras. Minha experiência profissional é essa: diretamente da roça para a construção civil”, relembra.

Cerca de cinco anos depois do primeiro contato com um canteiro de obras, e após adquirir experiência em outras construtoras e outros empreendimentos diversos, Ênio foi indicado por um amigo para trabalhar na Construtora Zagonel. Era abril de 1981. E a entrevista ocorreu às 7h, na antiga casa do fundador da empresa, José Zagonel. O imóvel ficava na rua Tiradentes, e também serviu como primeiro escritório da construtora. “Eu pedi se ele precisava de um funcionário. Ele disse que sim. Eu pedi quando poderia iniciar o trabalho. E ele respondeu: agora”, conta Ênio.

Quinze minutos após a primeira e única entrevista de emprego e o nosso Mestre de Obras já estava trabalhando na finalização de um concreto para um novo imóvel no bairro Moinhos, também em Lajeado. “Eu estava despreparado. Falei para ele que não tinha sequer dinheiro para o almoço naquele dia. Mas o ‘Seu’ José logo resolveu o problema. E no meu primeiro dia na empresa, eu almocei na casa do patrão”, comenta ele, com satisfação. No cardápio, a simplicidade que se assemelhou ao gesto do fundador da Construtora Zagonel: arroz, feijão, massa e carne.

Já são 39 anos na empresa. Hoje, Ênio Schossler é Mestre de Obras no empreendimento Aire Gramado, e já adquiriu experiência em diversas cidades gaúchas e até do Mato Grosso. Nestas quase quatro décadas de serviços prestados à Construtora Zagonel, ele já atuou em empreendimentos localizados em Lajeado, Estrela, Porto Alegre, Teutônia, Santa Cruz do Sul, Gramado, Litoral gaúcho, entre outros. “Eu sempre atuei em obras fora de casa, longe da minha casa. Estou sempre ‘no trecho’”, brinca.

Não por menos, ele está casado há 30 anos com Sônia Regina e, juntos, escolheram morar na paradisíaca cidade de Garopaba, no litoral catarinense. Estão lá desde 2010. E ele não pretende mais trocar de cidade. “Acho que tudo é uma obra do destino. E eu já trabalhei em mais de 50 mil metros de obras”, brinca. Por fim, ele abre o jogo e revela um sonho. “Eu quero ter saúde para trabalhar até o meu limite. E depois quero descansar. Já são mais de quatro décadas. Comecei a trabalhar cedo e acho que mereço um tempo para, também, relaxar”, finaliza.

 

Texto: Agência Lente M

Compartilhe: