“Nunca havia pisado em um canteiro de obras” – Elisabete Rosa
Elisabete Rosa nasceu no dia 24 de abril de 1966 e é natural de Candelária (RS), uma pequena cidade do Vale do Rio Pardo, localizada a cerca de 40 quilômetros de distância de Santa Cruz do Sul. Ela possui quatro irmãs e um irmão, e vem de uma família que aprendeu a trabalhar muito cedo. Hoje atuando no cargo de Sinaleira de Grua, a nossa entrevistada completa nove anos de Construtora Zagonel em outubro de 2021.
Aos 55 anos de idade, Elisabete é uma guerreira. Ela começou a trabalhar muito cedo em lavouras de fumo. “Eu comecei a trabalhar na roça quando ainda era uma criança”, relembra. E a lida no campo durou até 2012. Aos 46 anos de idade, ela decidiu mudar de ocupação e foi buscar uma vaga no canteiro de obras da Construtora Zagonel, para auxiliar em um empreendimento contratado por uma fábrica de tabaco na cidade de Santa Cruz do Sul. “Foi o meu primeiro emprego efetivo”, afirma.
Sempre atenta às ordens dos Mestres de Obras e aos conselhos dos colegas mais experientes, Elisabete tem adquirido cada vez mais experiência na área da construção civil. “Eu nunca tinha pisado em um canteiro de obras. A minha primeira função foi na área da limpeza. Depois eu passei a auxiliar no manuseio da betoneira. Eu também aprendi a fazer rejunte, e já atuei no pequeno guincho que serve para carregar materiais e ainda no elevador de carga”, comenta.
Hoje, ela é Sinaleira de Grua. Em suma, ela tem a nobre e importante função de orientar o operador do guindaste com sinais específicos ou com auxílio de rádios comunicadores para movimentação de cargas, controlando peso e condição de amarrações, alça e trava de fechamento. No momento, Elisabete atua na construção do Aurora Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul. “A maioria dos serviços foram realizados aqui no Vale do Rio Pardo. Mas também já atuei em Estrela (RS)”, relembra.
Elisabete gosta do ambiente de trabalho. “Faço amizade com todos e conheci muitos amigos nestes nove anos de empresa. Eu gosto de trabalhar e não ligo muito para vaidade no canteiro de obras. Só de vez em quando eu procuro um espelho”, brinca. Mãe de um rapaz de 24 anos, ela ainda mora em Candelária e possui dois grandes sonhos na vida. O primeiro e mais importante está relacionado ao filho, claro. “Quero ver meu filho feliz e formado.” E o segundo sonho está relacionado a uma outra paixão. “Eu adoro rodeios e quero muito conhecer a cidade de Barretos (SP)”, finaliza.
Texto: Agência Lente M