Vanessa

“Sou muito agradecida pelas oportunidades que me deram”

Família. Se tem uma palavra que caracteriza a engenheira civil Vanessa Fensterseifer, sem dúvida é essa. Aos 36 anos, suas melhores lembranças da infância são ao lado dos pais e da irmã, e hoje o lazer preferido e estímulo para o trabalho vem do esposo Eduardo da Vara e da filha Eduarda. “Eu sou muito caseira. Gosto de ficar com a minha família e meus cachorros”, comenta. Moradora de Teutônia, foi na Univates que concluiu o curso técnico em Edificações e a faculdade de Engenharia Civil, além de uma rápida passagem pela Arquitetura. “Eu sempre gostei dessa área. Meu padrinho é arquiteto e acho que pode ter me influenciado um pouco”.

A trajetória profissional teve várias etapas. Fábrica de calçados, escritório de engenharia, setor de engenharia da prefeitura de Teutônia e até mesmo um negócio próprio foram algumas das experiências de Vanessa, até que em abril de 2014 surgiu uma oportunidade na Construtora Zagonel. Depois de ingressar no Administrativo em um canteiro de obras, passou pela área de Projetos, até receber a proposta para assumir o setor de Orçamentos. Desde então, seu trabalho envolve análise de projetos, levantamento de quantitativo de materiais para orçamentos e compra. “Além de incorporações, participamos também de licitações de obras corporativas como Sicredi, Philip Morris do Brasil, Caixa Econômica Federal, Colégio La Salle, Motolândia, Colégio CEAT, entre outros”, relata e relembra orgulhosa: “A primeira concorrência da qual participei foi a do prédio administrativo da Sicredi Integração RS/MG em Lajeado. Foi um novo desafio e logo nessa primeira fomos os escolhidos para executar a obra”.

E engana-se quem pensa que Vanessa só faz isso. Em parceria com os responsáveis pelos departamentos de Arquitetura e Marketing, ela auxilia em diversos projetos, como ações socais, entrega de empreendimentos, projetos de marketing, participação em feiras. Recentemente fez uma compra internacional inusitada ao receber a demanda de aquisição de uma cascata digital para atração principal do estande da empresa na última Expovale + Construmóbil. Ela fez buscas no Brasil e no mundo e encontrou um fornecedor na China, com quem negociou valores e transporte. “O valor era significativo. Deu um friozinho na barriga até o momento em que recebemos o material e ele estava funcionando perfeitamente. Durante a fabricação da cascata, solicitei um vídeo que mencionasse meu nome e o nome da construtora em frente ao produto para comprovar que estava realmente sendo fabricado e que não sofreríamos um golpe. Rimos da situação sempre que lembramos disso aqui”.

Vanessa também é conhecida por ser multitarefas. Ela assumiu o Marketing durante a licença-maternidade da titular em 2021 e em 2017 foi a presidente do comitê de ações sociais, liderando diferentes campanhas como a de construção de casinhas para cachorros com madeira de reaproveitamento das obras – que posteriormente foram doadas à Apama e à Apante -, cuja repercussão na mídia alcançou o nível nacional. Fora da empresa, ela também não para. Além de auxiliar na loja de roupas da irmã e da mãe em Teutônia, ela utiliza seu registro de Corretora de Imóveis para vender imóveis e principalmente áreas de terras no site da VF Imóveis Teutônia.

Mas Vanessa não esconde sua paixão. “Eu adoro animais. A gente sempre teve muitos. Na época em que eu ingressei na universidade, até cogitei fazer medicina veterinária se tivesse o curso na região, mas hoje me vejo realizada na minha profissão”, revela. Quando criança, tinha galinha, gato, cachorro, coelho, vaca, porco e cabrito, e foi nessa época que teve a oportunidade de passear no lombo de um cavalo. A partir daí, esse se transformou no seu maior sonho: “Sempre quis ter um cavalo, mas meus pais não tinham condições de manter um animal deste porte”. Quis o destino que em 2013 ela iniciasse o namoro com o Eduardo, que hoje é sócio-proprietário da Cabanha da Eternidade, onde cria cavalos crioulos. “Agora eu tenho o meu cavalo. Não só um, mas vários”, brinca.

E o espírito “família” tão presente em Vanessa casa perfeitamente com o “jeito de ser” da Construtora Zagonel. “A empresa é muito família e eu acho muito legal essa maneira de trabalhar. Todo mundo se ajuda. É importante essa relação”, avalia. Ela também reconhece o valor da Construtora para sua vida: “Eu sinto que cresci muito aqui dentro, não só como profissional, mas como pessoa também. Porque eu era tímida, um “bichinho do mato” que veio lá do interior. Eu aprendi muito com eles aqui. Sou muito agradecida pelas oportunidades que me deram”.

Texto: Simone Rockenbach Comunicação Empresarial

Compartilhe: