Tinha um palco na minha obra

Contra as drogas

Operários dão um tempo na construção para dedicarem-se à conscientização

Resultados de um ano de trabalho conjunto, apresentações de funcionários da Construtora Zagonel levaram alegria a canteiros de obras.

Quase duas centenas de operários da Construtora Zagonel deixaram de lado por algumas horas, nos dia 19 e 21 de Agosto, tijolos, cimento e materiais de construção para dedicarem-se a outra causa também nobre: a conscientização contra o uso de drogas.

Em apresentações criativas e divertidas, realizadas em seus “escritórios” – os canteiros de obras do Parque Independência e do Edifício Zagonel (em Santa Cruz do Sul) e do Residencial do Parque (em Lajeado) – , eles exibiram seu lado artístico em ações que envolveram também suas famílias. As iniciativas foram exibidas na terça-feira, em Santa Cruz, e na quinta, em Lajeado.

“Esse tipo de ação é importante para aprender mais sobre drogas e prevenção. As apresentações foram bem legais, muito criativas”, resumiu Luis Pedroso (27), que trabalha há quatro anos na construtora. A afirmação é reforçada pelo colega, Manoel José Duarte (52), funcionário antigo da casa – está há 22 anos na Zagonel: “Esses encontros têm muita importância. A gente consegue tirar bastante proveito. Fiquei surpreso com a qualidade das apresentações. Não achei que seriam tão bacanas. Foi muito bom mesmo.”

O projeto de prevenção ao uso de drogas se estendeu por um ano. Nos horários dos encontros, ou de almoço, os operários ensaiavam e discutiam sobre os temas. O objetivo foi levar conhecimento e incentivar os trabalhadores a repensar hábitos. As reuniões mensais foram realizadas, sob a supervisão da assistente social Iva Peres Alós, em Lajeado, e de Cristiana Merten Teixeira, em Santa Cruz do Sul, ambas do Sesi. Foram mostradas peças de teatro, danças, músicas.

De acordo com o diretor-presidente da Construtora, José Zagonel, a importância da ação está em discutir assuntos do gênero, já que o que é tratado ali também é levado para a família dos operários.

Compartilhe: