Um peregrino no mundo dos negócios imobiliários
Mateus Pedó é o Sócio-Fundador da Pedó Imóveis, uma dinâmica e inovadora imobiliária instalada em Lajeado (RS). No Papo Café desta semana, ele fala sobre a experiência profissional e nos conta um pouco a respeito da peregrinação até Santiago de Compostela, na Espanha
Mateus Pedó nasceu em Marques de Souza (RS), uma pequena cidade com cerca de 4 mil habitantes. Os pais também são naturais do mesmo município. A mãe foi criada na pequena comunidade de Picada May. E o pai, que é primo do fundador da Construtora Zagonel, na região da Picada Serra. “Meu pai é primo do José Zagonel, e ambos nasceram na mesma localidade”, relembra. Mas os primeiros meses de vida foram longe dali. Em função dos negócios do pai, que era gerente em uma loja de eletrodomésticos, Mateus morou em Santa Cruz do Sul até completar um ano e meio de vida. Logo após este período, a família se estabeleceu em Lajeado.
O pai, Dirceu, abriu uma empresa com os seis irmãos. Eles vendiam móveis. O ano era 1988. E foi na D´Pedó Móveis que Mateus iniciou a sua jornada de trabalho na vida. “Eu fui criado em Lajeado. No início, morávamos em uma casa de madeira, e depois passamos por três apartamentos. Todos na mesma rua: a José Schmatz. Era uma época muito bacana, com muita brincadeira na rua e muitos amigos. Aos 15 anos de idade, eu passei a auxiliar meu pai na empresa da família, carregando móveis e realizando outras funções”, conta. “Sempre durante as férias ou no contraturno escolar”, acrescenta.
No fim da adolescência, Mateus atuou durante dois anos em um escritório de contabilidade e logo ingressou no Curso de Direito. Já o primeiro contrato formal de trabalho foi firmado com o Tabelionato Klein. “No início, eu atuava no setor de Reconhecimento de Assinaturas e Autenticação de Documentos. Lá eu aprendi muito sobre o dia a dia das empresas e conheci muitas pessoas. Depois eu fui transferido para o setor de Escrituras Públicas, e passei a atuar com procurações e escrituras de compra e venda. Atendia muitos corretores de imóveis e comecei a gostar da rotina de trabalho deles”.
A proximidade com o trabalho dos corretores durante o período foi crucial na vida de Mateus. “Eu achava muito legal o fato de realizar sonhos e ao mesmo tempo fazer um negócio. Foi uma verdadeira escola que proporcionou um grande conhecimento de mercado. Tenho muita gratidão por esse momento.” Aliado a isso, ele também estudava Direito. “Isso me deu uma boa ‘cancha’ para depois crescer como Corretor de Imóveis”, reforça o empresário. Logo após, ele fez o curso do CRECI e passou a atuar como estagiário em uma imobiliária. “Ainda passei por outras duas imobiliárias”, afirma.
As experiências foram proveitosas. Mas ele queria ser dono do próprio negócio. “Essa decisão sempre me acompanhou desde criança. Sempre sonhei com isso. Está no DNA da nossa família. Meu pai sempre foi empresário, e a família da minha mãe possui um restaurante (Café Colonial Stacke, em Marques de Souza). E a experiência no tabelionato, aliada à formação em Direito, garantiu a bagagem necessária para entrar no ramo.” Antes disso, ele também atuou no ramo da construção civil. “Mas o que eu realmente queria ser era Corretor de Imóveis. Então guardei algumas economias, encontrei o ponto certo, e já não havia plano B: eu tinha que fazer dar certo.”
E deu certo. Hoje a Pedó Imóveis é uma empresa reconhecida no mercado, gera empregos e realiza sonhos. “Eu busquei formar parcerias para montar equipes. Sempre com uma certeza: com boas pessoas eu formo uma boa empresa. Por isso eu sempre digo que o momento de contratar é muito delicado e importante. E o nosso sucesso é resultado da nossa equipe. Confiamos na capacidade das pessoas e criamos um clima muito bom dentro da empresa” salienta. Ele também elogia a boa relação com a equipe da Construtora Zagonel. “Sempre destacamos a parceria com a Construtora Zagonel. A gente sabe que é satisfação garantida aos clientes. É um ativo que não perde valor.”
Residencial One
Recentemente, Mateus comercializou unidades do Residencial Zagonel One, o novo empreendimento da Construtora Zagonel, em obras no centro da cidade de Lajeado (RS). “Meus clientes visitaram a obra com acompanhamento de profissionais da empresa, e elogiaram muito a construtora. É muito bacana fazer negócio com a Construtora Zagonel. A gente sabe que existe uma grande responsabilidade social, e também com a entrega e o padrão da obra. Já realizei outras vendas do Residencial do Parque (outro empreendimento da construtora em Lajeado). O profissionalismo da empresa é muito bacana. As certificações, como o ISO 9001, não são por acaso”, afirma o empresário.
Lajeado e Santiago de Compostela
Casado com a Gabriela e pai de duas meninas (Maria Eduarda e a caçula Cecília, de apenas quatro meses), Mateus é um apaixonado por Lajeado. “É uma cidade muito boa de morar, com boa segurança pública e com potencial para crescer. Pessoas de várias regiões do Estado e do país escolhem a nossa cidade para morar. E muitos falam que é uma cidade organizada, com um povo acolhedor, distante uma hora do aeroporto internacional, e com aquele ‘ar de interior’. Quero morar para sempre em Lajeado”, resume. “E sempre preocupado em garantir qualidade de vida para os filhos”, acrescenta.
Por fim, ele fala um pouco sobre a experiência no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Ele realizou a primeira peregrinação em 2019, e pretende retornar em setembro de 2022. “Era um sonho antigo. Alguns amigos já haviam realizado o caminho e eu convidei o meu pai para me acompanhar. Foi um momento muito legal, que gerou muitas mudanças em nossas vidas. Durante 10 dias, percorremos 400 quilômetros, jantamos em diversos lugares, bebemos, conhecemos pessoas e também passamos alguns ‘perrengues’. É uma viagem que a gente nunca vai esquecer. E viver essa experiência com o meu pai foi ainda mais especial”, finaliza.
Texto: Agência Lente M