“Vendemos muito para clientes que moram no exterior”
Erikson Karnopp é um dos sócios-proprietários da Karnopp Imóveis, com sede em Santa Cruz do Sul. Ele fala sobre as mudanças de mercado com o advento da tecnologia, reforça a boa oportunidade de investimento com o Residencial Aire Gramado, e revela detalhes da infância no esporte.
O nosso entrevistado da semana é natural de Blumenau, uma cidade típica da colonização alemã, localizada no Vale do Itajaí, no Estado de Santa Catarina. Mas foi em Santa Cruz do Sul, no interior do Rio Grande do Sul, que ele estabeleceu a sua família e a carreira profissional. Erikson Karnopp chegou à principal cidade do Vale do Rio Pardo em 1974, logo após o pai, que é natural dessa região, deixar o emprego em uma grande fumageira para atuar em outra empresa do setor do fumo, mas em solo gaúcho.
A infância de Erikson foi dividida entre o trabalho e o esporte. No início da década de 80, ele buscou o primeiro emprego, sem o conhecimento do pai, que insistia para ele se concentrar nos estudos. “O meu primeiro emprego foi como office-boy na Imobiliária Imobel. Fui convidado pelo ‘Seu’ Roque. Foi minha primeira carteira assinada.” E os primeiros negócios foram um tanto inusitados. Ele foi designado para vender espaços em um cemitério-parque da capital gaúcha, Porto Alegre. “Meu pai foi o primeiro cliente, para me dar uma força”, relembra.
Mas não foi apenas o pai. Em dois meses, Erikson vendeu muito e chamou a atenção do Seu Roque. “Fui designado para o setor de vendas”, conta. Ele permaneceu na empresa até 1986, quando deixou o emprego para servir ao exército. Quando voltou do quartel, passou a trabalhar em uma fumageira. E ficou por lá até 1989, quando resolveu vender o seu Chevette e morar um tempo nos Estados Unidos. Neste intervalo de tempo, ele também jogou basquete profissional, atuado na equipe do Corinthians de Santa Cruz do Sul e na Seleção Gaúcha.
O esporte lhe auxilia no crescimento profissional. “Costumo dizer que 90% das pessoas que se envolveram com o esporte aprenderam muito sobre liderança. E, nas dificuldades, essas pessoas conseguem transpor de forma mais tranquila. Também aprendemos a digerir a derrota, ou a não vitória. Aprendemos que é comum e vem para nos fortificar para o amanhã”, salienta. E a inspiração serviu para os filhos, Leonardo e Bruna, que também são envolvidos com o esporte. Ele no Padel, ela na Patinação Artística. E o casal de filhos também herdou o gosto por morar no exterior.
Sobre a Karnopp Imóveis, Eriksson conta que tudo iniciou em 1991. Após passar por outra imobiliária, ele decidiu abrir o próprio negócio. Inicialmente, foram sete anos de parceria com um antigo sócio. “Mudamos as diretrizes, e eu apostei na carreira solo durante determinado período”. Hoje, ele divide a sociedade com a esposa, e quatro corretores com mais tempo de atuação na empresa, que também passaram a integrar o quadro societário da imobiliária. E tudo foi construído em Santa Cruz do Sul. “É uma cidade maravilhosa, com excelente qualidade de vida. Uma ‘mini-Europa’”, brinca.
Mas ele não aposta apenas na cidade-sede da empresa. Faz algum tempo, a Karnopp Imóveis atua no mercado imobiliário de Gramado, a cidade que mais recebe turistas no sul do Brasil. E entre as principais apostas, o Residencial Aire Gramado, um dos mais recentes empreendimentos da Construtora Zagonel na requintada Serra Gaúcha. “Estamos muito tranquilos em oferecer este imóvel. Sabemos que a Zagonel não apenas entrega o que promete, como sempre apresenta um algo a mais para os clientes. Já vendemos quatro unidades do Aire para clientes que moram no exterior e nunca conheceram o terreno. Eles confiam”, orgulha-se.
Ainda sobre o Residencial Aire Gramado, Eriksson observa para a boa localização do imóvel e o custo acessível do imóvel e do condomínio. “Está em uma região que cresce muito, a 1,4 quilômetros da principal avenida da cidade. Possui uma infraestrutura completa, com piscina térmica, espaço pet, e outras estruturas que garantem conforto e tranquilidade aos moradores e investidores. “O empreendimento vai valorizar toda a região. E já está bastante valorizado em relação ao valor original. E quem compra em Gramado é o Brasil inteiro. Já vendemos para pessoas de Fortaleza, Manaus, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba”. Comenta.
Erikson também fala sobre as mudanças no setor imobiliário com o advento da tecnologia, e também sobre a importância do setor imobiliário para a economia e a necessidade de desburocratizar uma série de normas, como forma de agilizar a disponibilidade de novos empreendimentos e investimentos. E, por fim, alerta para a necessidade de valorizar e incentivar trabalhos sociais, especialmente em meio à pandemia.
Ouça o bate-papo na íntegra AQUI
Saiba mais
Estar próximo e conhecer um pouco mais dos nossos parceiros é muito positivo. O quadro ‘’Papo Café’’ é realizado periodicamente com diferentes convidados, e tem como principal objetivo discorrer sobre temas ligados ao mercado imobiliário e aos profissionais da área. A Construtora Zagonel preza pela comercialização de seus imóveis por meio de corretores e imobiliárias credenciadas. Seja você o próximo!
Texto: Agência Lente M