“É gratificante ver algo tão grandioso ser erguido e saber que eu faço parte”
Em 2015, quando desistiu do plano de cursar Engenharia Mecânica para ingressar na faculdade de Engenharia Civil, Pedro Henrique Sartori Zilio não imaginava que apenas dois meses após a formatura ele se juntaria ao time responsável pela obra de um dos edifícios mais altos da cidade: o Zagonel One. Com uma relação familiar muito próxima, o lajeadense, que frequentou todos os anos escolares no Colégio Evangélico Alberto Torres (CEAT), teve a influência do pai, que há muito trabalha no ramo da construção civil, e da irmã arquiteta para decidir sobre a profissão, concluindo o ensino superior na Univates em 2022.
Foi logo nos primeiros passos na universidade que Pedro teve seu primeiro contato com o mercado, auxiliando o pai em suas demandas na área da construção. A mudança ocorreu em 2018, quando ingressou como estagiário na Construtora Zagonel, sendo direcionado para as obras do One. A efetivação como funcionário veio dois anos depois para o cargo de auxiliar de engenharia, desempenhando uma função mais burocrática com atividades como conferência de serviços e inspeções. Até que em maio de 2022, ele foi promovido a técnico de obra, assumindo grandes responsabilidades na construção do prédio.
“Eu não esperava que essa promoção fosse tão rápida depois da minha formação. O One é a minha primeira obra e eu sempre pensei em desempenhar funções para aprender”, comenta o engenheiro. Esse aprendizado, além de ser seu maior desafio, também é sua grande motivação para busca por mais conhecimento para a execução de suas funções, seja por meio do estudo ou de conversas com pessoas mais experientes.
Quem conhece o Pedro sabe que, ele gosta muito de se relacionar com amigos, com a família e com a namorada, além do apreço por viagens, gincanas, esportes e adrenalina. Mas talvez muitos desconhecem o tanto de atividades que esse rapaz, que preza pela rotina, limpeza e organização, desempenha nas obras do One: administração e dimensionamento de equipes; indicação dos serviços; planejamento, compra e controle de materiais; e uma série de funções técnicas de engenharia civil. Mas ele não esconde sua preferência: “Eu gosto muito da obra, de estar no meio de tudo. Sou muito ativo, tanto vida pessoal quanto na profissional”.
Com previsão de conclusão do One para este ano, Pedro projeta a continuidade do trabalho em outras duas obras da Zagonel em Lajeado: a construção das duas torres do Origem e a conclusão de um hotel na Júlio de Castilhos. Antes disso, ele revela a sensação na reta final do One: “Já pensei muitas vezes nisso. Como o prédio se destaca na cidade, às vezes eu passo por aqui e penso o quanto é gratificante ver algo tão grandioso ser erguido e saber que eu faço parte. Sinto orgulho de mim mesmo pelo meu crescimento e pelo que já fiz aqui dentro e também gratidão pela empresa por ter me dado essa oportunidade”.
Texto: Simone Rockenbach Comunicação Empresarial