Um necessário toque de delicadeza no canteiro de obras
A realidade e a presença das mulheres na construção civil têm mudado muito nos últimos anos. No Brasil, cada vez mais essas profissionais são incentivadas no setor e, com um trabalho exemplar, ganham o merecido espaço e destaque. E os índices mostram este avanço. De acordo com dados do Ministério do Trabalho, houve um aumento de 10% entre os anos de 2006 e 2016, o que representa mais de 219 mil vagas femininas conquistadas nesse período em todo o país. E a Construtora Zagonel também incentiva esse movimento.
Em Santa Cruz do Sul, o canteiro de obras do empreendimento NEO Zagonel conta com a habilidade e destreza de uma colaborada em especial. E acima de tudo, Itanara Beatriz Gomes da Silva é uma abençoada. Afinal, ela possui uma peculiaridade: a nossa colaboradora nasceu exatamente na véspera do Natal de 1974, na cidade de Candelária (RS), no belíssimo e receptivo Vale do Rio Pardo. “Apesar do feriado, foi um parto bem tranquilo. Por fim, aumentou e muito a festa que já estava preparada para o Natal”, brinca.
Na infância ela gostava de jogar futebol e “bolita” com os cinco irmãos e as duas irmãs. “Eu sempre ganhava, e geralmente a turma apostava um ‘refri’. Era muito divertido”, relembra. Mas nem tudo foi diversão. Itanara começou a trabalhar muito cedo como faxineira em diferentes lares. A rotina iniciou na adolescência e perdurou até os 30 anos, quando ela ingressou no quadro de funcionários de uma grande fumageira, também no Vale do Rio Pardo. “Eu ainda era uma criança quando comecei a trabalhar. E me orgulho muito disso. Sempre atuei como doméstica”, conta.
Passados alguns anos, Itanara deixou a fumageira e voltou a atuar como empregada doméstica em lares durante o dia e como auxiliar em um restaurante durante a noite. Mas tudo mudou no início de 2013. Em fevereiro, a nossa colaboradora estava em um baile. Era um sábado. Lá, ela encontrou uma velha amiga, que lhe apresentou uma interessante proposta. “Eu encontrei a Valdete, que todos carinhosamente chamam de ‘Cigana’. Ela pediu se eu também queria trabalhar aos sábados, e disse que tinha uma oportunidade na Construtora Zagonel. No outro dia eu deixei meus documentos com ela e, dois dias depois, eu fui chamada para a entrevista.”
No dia quatro de fevereiro de 2013, Itanara iniciou os trabalhos na Construtora Zagonel. E ela gosta de atuar em todas as áreas. “Eu posso fazer de tudo. Mas estou concentrada nos serviços de limpeza e almoxarifado. O pessoal pode achar que um canteiro de obras é muito duro para uma mulher, mas é tranquilo. E eu me esforço muito, claro.” Desde que ingressou na empresa, ela já atuou nas obras do Parque Independência, no Residencial Vivaz, no Aurora Santa Cruz, na construção do novo prédio da Cooperativa Sicredi, e agora no NEO Zagonel. Todos em Santa Cruz do Sul. “Tenho orgulho de todos”, resume a nossa colaboradora, cujo maior sonho é dar maior qualidade de vida para a mãe.
Texto: Agência Lente M