Construtora Zagonel doa aparelhos ressuscitadores e camas para o Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado
A responsabilidade social sempre esteve presente na história de 44 anos da Construtora Zagonel. E não é diferente neste momento de pandemia, especialmente após o fundador e diretor da empresa, José Zagonel, passar 15 dias entubado em uma UTI, lutando contra a covid-19. Ele venceu o coronavírus. E após contribuir com a doação de 870 m² de piso porcelanato classe A para as obras de ampliação do Setor de Emergência do Hospital Bruno Born (HBB), em Lajeado, a empresa gaúcha do ramo da construção civil entrega seis aparelhos ressuscitadores e duas camas hospitalares para o Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado.
O ato de entrega ocorreu no dia 26 de agosto. O Diretor de Produção da construtora, Joni Zagonel, esteve reunido com o superintendente do hospital, Márcio Slaviero, e com representantes do setor técnico e de enfermagem da casa de saúde. “A nossa empresa sempre participa de ações solidárias. Sempre buscamos impactar positivamente nas regiões e cidades em que atuamos. Acreditamos que todos crescem quando vivemos e colaboramos para um ambiente melhor”, justifica Joni. Por sua vez, a direção do Hospital Arcanjo São Miguel agradeceu e reforçou a importância do voluntariado e do trabalho comunitário da empresa.
Fundador da construtora e pai de Joni, o empresário José Zagonel é um dos principais entusiastas destas ações. Desde a juventude, o lajeadense é membro ativo em diferentes entidades civis e empresariais. São mais de quatro décadas junto ao Lions Clube Lajeado Florestal (do qual foi presidente entre 2014 e 2016), e hoje ele é presidente do Sinduscon Vale do Taquari e membro Diretor da FIERGS. “Sempre tive essa ligação forte com o voluntariado. É uma herança de família. Desde sempre eu aprendi que precisamos respeitar e tratar bem as pessoas, sem esperar nada em troca”, afirma.
Segundo ele, a Construtora Zagonel entrou em contato com a direção do Hospital Arcanjo São Miguel para solicitar as principais demandas da instituição. “Eles pediram os aparelhos ressuscitadores e, especialmente em função do colapso causado pela pandemia, relataram a carência de camas hospitalares.
José Zagonel reforça a importância das causas sociais e reforça a necessidade de outras empresas e empresários auxiliarem, especialmente nas cidades onde atuam. Em Gramado, por exemplo, a Construtora Zagonel assina a obra do prédio do Ministério Público, além do Residencial Lagos de Gramado, Edifício Zagonel e residencial AIRE Gramado, empreendimento em construção com prazo de entrega da primeira torre para Janeiro de 2022. “É uma das cidades que mais se desenvolve no Estado, e é um grande centro turístico do Brasil e da América do Sul. Gramado, hoje, é uma moeda nacional que gera empregos em diversas cidades vizinhas”.
Além de Gramado e Lajeado, a construtora também auxiliou duas instituições de saúde instaladas em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, onde a empresa possui diversos empreendimentos. Por lá, informa o empresário, a empresa doou oxímetros portáteis para o Hospital Ana Nery e 146 m² de piso porcelanato para o Hospital Santa Cruz. “Sempre participamos de ações sociais nas comunidades em que atuamos. E isso precisa servir de motivação para outras empresas”, reforça.
A luta contra a covid-19
O auxílio aos hospitais possui um ingrediente a mais para o empresário lajeadense. Em agosto de 2020, ele passou 15 dias entubado na Unidade de Tratamento Intensivo do HBB após ser diagnosticado com covid-19. José Zagonel têm poucas recordações do seu pior momento dentro da casa de saúde de Lajeado. Mas ele faz questão de agradecer o empenho de todos os profissionais da instituição. “Somos uma sociedade muito solidária e não podemos ficar de fora desta luta. Precisamos ajudar e retribuir”, reforça.
Texto: Agência Lente M